ALEXANDRE (Z HQ) CARVALHO é jornalista por formação; artista gráfico por impulso; músico por amor e escritor por compulsão. Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; e renasceu na Internet, mundo. É autor do livro A Teoria das Sombras (2007 – Oikos Editora), da Coleção Gibicróbio (2010 – BIFE editorial) e da HQ Halvin & Caroldo (2011 – BIFE editorial); é ilustrador freelancer; é pós-graduado em Teoria da Comunicação; ministra cursos de desenho, de desinibição textual e escrita criativa, histórias em quadrinhos e oficinas de mini-comics na Palavraria, na Koralle, no Colégio Israelita, na Escola Projeto e em agências de propaganda, endomarketing e assessorias de comunicação em Porto Alegre, e na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo; é palestrante e ministra oficinas sobre criatividade nos mais diversos lugares e para os mais diversos públicos; compôs, dirigiu, executou e coloriu o álbum de música experimental contemporânea Pintura Sônica (2007); é o idealizador do projeto Desenhando Na Rua; é criador do projeto Lori-Jel, que visa espalhar HQs pelo mundo, e da banda de música fictícia Traquitana Vulnerável; alimenta vinte blogs ao mesmo tempo; é Diretor Executivo da BIFE editorial - estúdio de criação; vencedor do Primeiro e do Segundo GoGoComics Awards de mini-comics; compõe trilhas sonoras para teatro e espetáculos de dança; compôs, arranjou, gravou e lançou o single Samba Triste – o primeiro samba progressivo do mundo (2010/2011); e adora livros, música, HQs, produção independente, café(s), quindins, pistaches e outras coisas encantadas.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Depoimentos de quem já vivenciou o poder da criatividade


Alexandre Carvalho não ensina, ele propõe experimentos, sensações que acionam a sensibilidade por todos os poros do corpo que permitem contato entre tudo aquilo que está dentro da gente e o que está fora. É a partir disto que a escrita sugerida em seus laboratórios é acionada, criada e inventada. É uma forma de escrever que provoca e produz um viver/pensar/escrever singular e potente para se reinventar.”

Patrícia Spindler




“Os encontros com o Alexandre Carvalho sempre interessantes e divertidos. Mais parecem um encontro entre amigos que não dá vontade de ir embora, apesar dos compromissos. É tão bom que não pode ser chamado de aula! Que saudade!”

Liliane Silva Greuner



“Fazer a oficina de redação criativa do Alexandre Carvalho é uma oportunidade que vale a pena vivenciar, pois descobrimos novas formas de explorar a escrita, usando recursos criativos, em que os sentidos são trabalhados e potencializados para ajudar na inspiração da composição do texto.”

Criz Azevedo



Alexandre Carvalhotanto nos cursos de histórias em quadrinhos como nos de escrita criativa, propõe exercícios que estimulam a criatividade e a desinibição dos alunos; o ato de perder o medo da ‘folha em branco’. Ele incentiva a ter um olhar mais sensível às coisas que, de tão rotineiras, não são mais percebidas."

Jeferson Jacques



Alexandre Carvalho me fez entender que criatividade não é uma fórmula, é uma técnica. Que talento se desperta, se desenvolve. Bem como nossos gostos, nossas crenças e nossas vocações. Mostrou-me em sala de aula que cultura geral, estilo, personalidade e arte podem estar relacionados a uma mesma pessoa.”

Bruno Seidel


“Um excelente profissional de fácil comunicação e extremamente objetivo nas suas aulas: ‘coloca a galera pra trabalhar’, exercita a criatividade e estimula a participação de todos. De forma clara e sucinta expõe as suas aulas e explica bem o seu conteúdo.”

Cassius Marcelo



“Adorei as aulas do Alexandre Carvalho! Ainda mais quando ele tocava aquele violão. O moço, eu pensava, além de ensinar muito bem como escrever usando a criatividade sem receio, ainda sabe cantar! Só tenho a agradecer pelos valiosos ensinamentos."

Daiane Mendes Luz



“Oficina de Desinibição Textual e Escrita Criativa: excelente em todos os sentidos. Apresentação e modalidades de atividades. Postura respeitosa e amistosa do professor proporcionando um ambiente descontraído e de prazer o tempo todo. Professor com muita cultura e domínio das técnicas e situações referentes ao trabalho proposto. Trabalho fundamentado na Arte por ela mesma enquanto base universal de criatividade comum a todos os indivíduos.”

Janice Jandrey dos Santos.



Procurei o curso em um momento de bloqueio criativo e crise de identidade profissional. Foi uma baita oportunidade de descobrir que a criatividade não tinha esgotado, apenas precisava da ajuda de um expert para voltar a ativa novamente.”

Camila Lessa



Ter aula com Alexandre Carvalho é algo realmente gratificante. Você é instigado, desafiado e convidado a pensar. E pensar é, acredito eu, um exercício maravilhoso! Então, em minha opinião, ele não é só ‘Lehgau’, mas ‘TRI LEHGAU’!”

Frank de Souza



“O raciocínio exercido e puxado pelo Alexandre Carvalho na arte de buscar a criatividade de cada aluno é imenso como ele próprio. O cara não ensina, o cara desperta!”

Parahim Neto



Entre as pessoas que passam por nós, algumas produzem efeitos seriíssimos. Depois delas, impossível fazer as coisas meramente, simplesmente, 'gerundiamente', medianas.

"Alexandre Carvalho faz isso. A gente cruza com ele, pode ser numa aula de criação de personagens ou de história em quadrinhos, e nunca mais  vai transitar pelos dias sem prestar atenção em tudo, porque lembra que tudo  pode ser transformado em Arte.

Alexandre tem a sabedoria de quem vive a Arte 24 horas por dia. Sua inquietude e criatividade pulsantes, em pequenas doses de confeitos coloridos, contagiam e nunca mais nos deixam em paz.”

Ana Lúcia Pompermayer




“Começa na primeira impressão. Veio Alexandre Carvalho com um skate embaixo do braço no primeiro dia da Oficina de Criação de Personagens. É aqui, todos concordaram; é aqui. Só pode dar certo! Deu. Foram quatro meses de boas conversas, de experimentações. Discutimos e praticamos a disciplina e a anarquia, seres regrados e caóticos no desafio de criar. As provocações de Alexandre faziam nascer sustos com a possibilidade de fazer o que já estava em nós. ‘Escrevam agora!’. Escrevemos. Lemos. Debatemos. No meu caso, fruto de muito do que vivenciei ali, rolou até um livro depois da Oficina: ‘História de não acontecer’ (Modelo de Nuvem, 2010); o protagonista e sua história nasceram na Oficina do Alexandre Carvalho, nos nossos animados encontros semanais. Encontros abertos, produtivos, sinceros. Muitos papos, muita literatura, música, arte, projetos. E você faz amigos de infância nas aulas dele. Alexandre Carvalho, alma e voz de artista (não basta ser, é preciso também parecer. E vice-versa), parceiro pacas, atento e incentivador da libertação das ideias, pelo bem da arte, das coisas bacanas, da vida.”

Reges Schwaab



 
“Quem não for instigado pela voz de timbre grave do Alexandre Carvalho, está na sala errada. Com sua narrativa atrativa, seu humor underground, e suas citações que vão de Shakespeare a Alan Moore, Alexandre desenvolve sua oficina com uma mescla de variados assuntos e vivências. Uma sopa de criatividade.”
Robson Rodrigues Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário